sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

COOPERIFA LANÇA PROJETO "CINEMA NA LAJE"

A partir de março, a periferia de São Paulo vai ganhar da Cooperifa uma sala de cinema ao ar livre, e na primeira e terceira segunda-feira do mês, a laje do Zé batidão, onde acontece há sete anos, o tradicional sarau , vai virar o cinema Paradiso da Zona Sul paulistana.
O Cinema na laje vai ser um espaço alternativo para exibição de filmes e documentários de todas as partes do Brasil e do mundo. E criado principalmente para dar vazão ao cinema produzido por jovens da região.
Além dos filmes já estão agendadas algumas mostras, debates e visitas de alunos de escolas da região (no lançamento duas salas do CIEJA foram convidadas). A Exibição dos filmes é da PACO´S PRODUÇÕES.
Para o lançamento do projeto teremos a exibição de dois documentários realizados na periferia :
"Povo lindo, povo inteligente", de Sérgio Glagliardi e Maurício Falcão e a "A Ponte", de João Wainer e Roberto T. Oliveira.
E para manter o velho charme do cinema antigo, um lanterninha foi contratado para que ninguém se perca no escurinho da laje, a entrada é franca e a pipoca é grátis.
CINEMA NA LAJE
Dia 02 de março 20h
*em caso de chuva os filmes serão exibidos na parte coberta do bar.

Cooperifa
Bar do Zé batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Zona Sul - São Paulo
12o lugares
Infs. 72074748
http://www.colecionadordepedras.blogspot.com/
Primeira sessão:

“POVO LINDO, POVO INTELIGENTE ”
Sarau poético da Cooperifa que acontece há sete anos na periferia de São Paulo

O documentário “Povo lindo, povo inteligente!”, produzido e finalizado pela DGT Filmes em 2008, sem nenhum patrocínio, revela o poder de transformação do Sarau da Cooperifa que exerce sobre os participantes, além de lançar um olhar sobre momentos especialmente marcantes do sarau, no qual diferentes estilos e conteúdos se encontram com um invejável espírito democrático, permeado por qualidade literária e forte conteúdo emocional.
Direção: Sérgio Gagliardi e Mauricio Falcão
Fotografia: Toni Nogueira, Mauricio Falcão, Badú Nogueira
Roteiro: Sérgio Gagliardi Produção Executiva: DGT Filmes
Duração: 50 minutos
Segunda sessão:
“A PONTE”

Documentário aponta soluções para a periferia de São Paulo
.
O rapper Mano Brown, a educadora Dagmar Garroux e o escritor
Ferréz convivem diariamente com as dificuldades da periferia de São
Paulo. Cada um a seu modo, trazem uma bagagem de experiências
que merece reflexão. É o que faz o documentário "A Ponte",
produzido pelo Instituto Rukha e que foi exibido na TV Cultura no Dia
Mundial dos Direitos Humanos.
O filme, de 42 minutos, mostra a situação da desigualdade social na
Zona Sul de São Paulo por meio da figura de Dagmar Garroux,
conhecida como Tia Dag. Ela é a fundadora de uma das mais exitosas
experiências de educação integral do Brasil, a Casa do Zezinho. A
entidade trabalha desde 1994 com o desenvolvimento de crianças e
jovens. No início eram 6 “Zezinhos”, hoje a Casa conta com mais de
1200 crianças e jovens.
.
Direção: Roberto T. Oliveira e João Wainer
Trilha sonora: DJ ZeGon (Zé Gonzalez) e Daniel Ganja Man (ColetivoInstituto)
Duração: 42 minutos

Se liga no trailer de "A Ponte"

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

"It´s only love doing it´s thing" do Barry White




Acredito que pouquíssimas pessoas saibam que esta música "It´s only love doing its thing" que ficou famosa com a banda Simply Red, famosa nos anos 80, seja do MESTRE BARRY WHITE.
Pureza da música negra que gostaria de dividir com o maior número de pessoas.
Todo mundo, na minha opinião, deveria ouvir este tipo de som, alimenta a alma, traz brilho pro espírito, retorna à raiz.
a única coisa chata deste vídeo é que aparece a cara da pessoa que postou o vídeo, mas tudo bem porque o som quebra tudoooooooo

Lei de Responsabilidade Educacional

Repitam os políticos

O aluno de escola pública é vítima do professor que não ensina direito que, por sua vez, é vítima dos governantes que não levam a educação a sério --a solução mais justa e eficiente, portanto, é repetir não os alunos, mas os políticos. Punir os políticos é a essência de uma das propostas sociais mais ousadas no país, batizada de Lei de Responsabilidade Educacional.

Apoiada por entidades como Unesco, Unicef, Todos pela Educação, além de representantes de secretários estaduais e municipais da Educação, a proposta visa punir governantes que não atinjam as metas fixadas para o ensino público --é algo que se assemelha à Lei da Responsabilidade Fiscal. Recebi a informação de que o Ministério da Educação vai apresentar, ainda neste semestre, um projeto de responsabilidade educacional para ser encaminhado ao Congresso.

Podem apostar, que se essa lei sair do papel, os prefeitos e governadores vão ter de prestar mais atenção no que acontece na sala de aula, onde o aluno é a grande vítima.


***texto do Gilberto Dimenstein para a F. de São Paulo.

tava de folga, por isso não atualizei o blog....uns dias off pra dar uma relaxada...
to voltando a ativa

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Paraíso da simplicidade no meio da selva de pedra

óbvio que a polícia não quis divulgar o motivo da manifestação que acabou em treta no Paraisópolis....o lugar que tem nome de paraíso, abriga cerca de 80 mil moradores.
articulados, os linhas de frente da união de moradores já conseguiram legalizar mais de 70% dos barracos com a eletropaulo....exemplo de uma, entre milhares de ações que acontecem lá dentro...a favor da legalização, da formalização das condições de vida dos moradores.

e eu, que nos últimos tempos vivo fazendo reunião lá porque to agilizando um projeto de futebol de várzea lá na quebrada, no campo do palmeirinha. um espaço muito organizado, que sedia a Copa da Paz (campeonato de futebol de várzea, que acontece no famoso campo de futebol da favela), fiquei muito sentida pelas imagens de violência...

Abaixo, carta da União de Moradores de Paraisópolis.


Os moradores da comunidade de Paraisópolis enfrentaram nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, um dia marcado pela irracionalidade.
Carros queimados, bombas e tiros trocados impediram que trabalhadores saissem de suas casas e crianças voltassem de suas escolas.
Milhares de vidas foram colocadas sob um imenso risco.
A União dos Moradores lutará com todas as suas forças para que essas cenas nunca mais voltem a se repetir em frente as nossas casas e ao lado de nossos filhos! Gilson RodriguesPresidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

MC Criolo Doido com sua versão de "Samba da Benção" de Vinícius de Moraes

Criolo Doido, Rael da Rima e Terra Preta fazendo apresentação na Globo no programa "Som Brasil" em homenagem a Vinicius de Moraes.
Essa é uma das melhores idéias que vi nos últimos tempos, com musicalidade, valorizando o que é nosso, dei parabéns para o Criolo Doido por este trabalho. M
to bom!