quinta-feira, 5 de março de 2009

A cada segundo, oito mulheres são submetidas ao tráfico sexual internacional

A cada segundo, aproximadamente oito mulheres e meninas no mundo caem nas redes internacionais do tráfico de pessoas. O alerta foi dado pelo Grupo Internacional Palavra de Mulher, com sede na França. Vendidas e compradas como objetos, elas se tornam vítimas da exploração sexual. Números da Organização Internacional do Trabalho mostram que, anualmente, quase um milhão de pessoas são traficadas no mundo. A maioria é usada para a exploração sexual. 98% são mulheres.

De acordo com a secretária executiva da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Telia Negrão, a estratégia de quem explora sexualmente é tirar das mulheres e meninas, em um curto espaço de tempo, todo o lucro que justifique o tráfico delas:

“Sabemos que elas chegam a ser submetidas de 25 a 30 estupros por dia. Significa que se essas mulheres sobreviverem, elas ficarão com seqüelas físicas e psíquicas gravíssimas. Além das doenças sexualmente transmissíveis, as gestações decorrentes dos estupros, os abortos inseguros e, ainda, uma total desvalorização como pessoa com a perda da sua autonomia.”

Nesta quinta-feira (5), acontece a primeira edição da Jornada Mundial de Luta Contra a Exploração Sexual, uma ação de 350 organizações de mulheres e de direitos humanos em 20 países.

De São Paulo, da Radioagência NP, Desirèe Luíse.

Nenhum comentário: