sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Hip hop ganha prêmio de quase R$2 mi

por Alexandre De Maio

Já saiu a confirmação do “Prêmio Cultura Hip Hop 2010″, realizado pelo Ministério da Cultura. As inscrições começam em abril de 2010 e o edital premia 128 ganhadores no Brasil - com verba de R$1,7 milhão. A premiação homenageia o rapper/ativista Preto Ghóez, do grupo Clã Nordestino, que morreu em 2004.

divulgaçãopreto_post

O homenageado Preto Ghóez

Em entrevista, o Secretário da Identidade e Diversidade Cultural, Américo Córdula, falou sobre o homenageado.

“A Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural tem a tradição de realizar uma homenagem às lideranças dos segmentos que atua. Preto Ghóez foi um grande articulador do Hip Hop nacional”, afirma.

Américo acredita ainda que premiar o movimento hip hop significa reconhecer e valorizar a cultura da juventude.

“Esta iniciativa pretende estimular que outros entes públicos e da sociedade civil se inspirem para também criar editais.” O secretário ressalta ainda que o Prêmio é um forma de mapear as iniciativas que utilizam os elementos do hip hop para construir políticas culturais.

O hip hop fecha o ano com chave de ouro, com a concretização de um trabalho e um reconhecimento de uma cultura que mudou a realidade das periferias brasileiras. Confira as categorias:

Reconhecimento: Personalidades ou entidades importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop.

Sócio-Educativa – Escola de Rua: Iniciativas que já existem e que visem a utilização dos elementos do hip hop em ações sócio-educativas, através de oficinas e arte-educadores.

Geração de Renda: Iniciativas que visem a soluções que gerem renda. Por exemplo, distribuição de Cds e Dvds, oficina de moda, oficina de serigrafia, etc.

Difusão/Conhecimento (5° Elemento): Iniciativas que visem a realização de encontros, seminários ou painéis que reúnam atores do hip hop, ou à projetos que visem a produção de mídias para a difusão do hip hop. Por exemplo: jornais, fanzines, programas de rádios comunitárias, documentários, sítios de internet, etc.

Difusão Menções Honrosas: Valorizar as iniciativas que incorporem, associem, incentive o intercâmbio com outras formas artísticas à cultura hip hop, em particular das expressões culturais afrodescendentes.

Menção Honrosa: Inovação: Iniciativas socio-educativos que incorporam novos elementos à cultura de rua, além dos 4 elementos.

Menção Honrosa: Diáspora: Prêmio concebido a iniciativas que contribuam ativamente para a difusão/compreensão do significado da diáspora, por meio da difusão de informação ou a incorporação de outras formas artísticas negras à cultura hip hop.

FONTE: CATRACA LIVRE

Nenhum comentário: