segunda-feira, 21 de junho de 2010

Prêmios de R$ 13 mil - Edital Prêmio Cultura Hip Hop - Inscreva-se agora! Último Mês!‏

Inscreva-se respondendo as perguntas do Edital e mandando pelos Correios.

Todo mundo pode participar, oficinas, projetos e artistas.

Se vc é artista, faz rap, é DJ, pratica dança de rua ou faz graffiti, o Prêmio tem duas, das cinco categorias, que se encaixam no seu perfil. Inscreva-se e concorra aos 13 mil reais.

Preencha e mande pelo correio nesse endereço: Instituto Empreender – SCS QD 01 Bloco nº 28 Edifício JK Sala 23 - CEP 70 306-900 - Brasília – DF

Você também pode se inscrever pela internet clicando aqui. Ou participando das oficinas regionais clicando aqui.

Para saber tudo sobre o Prêmio acesse o site www.premiohiphop.org.br

A primeira categoria é a Reconhecimento; destinada a honrar personalidades ou coletivos importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop no país, ao longo do tempo.

Nessa categoria o artista ou grupo tem que ser indicado por alguém pela sua contribuição pra o movimento, sendo premiado por região. Por exemplo, importantes nomes para o desenvolvimento do Hip Hop podem ser indicados, como é o caso, de rappers como Racionais, GOG, ou MVBill. Grafiteiros como OS Gêmeos ou Binho e Djs como Cia ou DJ Hum. Também poderão ser indicados dançarinos e crews como Nelson Triunfo e Back Spin. Esses são só alguns exemplos, qualquer grupo ou artista de qualquer região pode ser indicado.

A outra categoria é a Conexões, que premiará iniciativas que promovam o intercâmbio com outras formas artísticas afins à cultura Hip Hop, em particular as expressões culturais afro descendentes, criando novas associações, incorporações estéticas e políticas, para além dos quatro elementos consagrados.

Esse é o caso de grupos como ZÁfrica Brasil que tem forte apelo cultural em suas letras. Grafiteiros como Speto que faz arte dialogando com a Xilogravura. Crews de dançarinos como Discípulos do Ritmo que mistura conceitos as danças do Hip Hop ou DJs como KL Jay que organiza festas e campeonatos. Esse são só, exemplos e as possibilidades são infinitas.

O Prêmio foi criado para conhecer a sua iniciativa que contribui para fortalecimento do hip hop na sua cidade. Então participe! Indique ! Fortaleça o hip hop!

Ao todo são 5 categorias que englobam projetos, midias, artistas, grupos, projetos, oficinas que utilizam o hip hop.

Conheça todas as Categorias

Reconhecimento: destinada a honrar personalidades ou coletivos importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop no país, ao longo do tempo. - 10 prêmios, sendo dois para cada macrorregião do país.
Escola de Rua: voltada para iniciativas que, por meio dos elementos do Hip Hop, desenvolvam ações sócio-educativas, seja a partir de pedagogias tradicionais ou inovadoras. - 27 prêmios, um para cada Estado da Federação.
Correria: iniciativas que incidem sobre a geração de renda ou que criem oportunidades de trabalho para os envolvidos, tais como a criação de eventos e a confecção de produtos, dentre outras. - 27 prêmios, um para cada Estado da Federação.
Conhecimento: iniciativas que fomentem a realização de encontros, seminários e debates, ou a produção de estratégias para a difusão do Hip Hop. - 35 prêmios, sete para cada macrorregião do país.
Conexões: iniciativas que promovam o intercâmbio com outras formas artísticas afins à cultura Hip Hop, em particular as expressões culturais afrodescendentes, criando novas associações, incorporações estéticas e políticas, para além dos quatro elementos consagrados (Break, MC, DJ e Graffiti). - 35 prêmios, sete para cada macrorregião do país.

Prêmio para quem desenvolveu o Hip Hop no Brasil e sistema de dúvidas online

Categoria Reconhecimento valoriza quem construiu a cultura e SID/MinC cria sistema para tirar dúvidas sobre a inscrição no Prêmio Cultura Hip Hop

Inscrições para o Edital ficam abertas até 12 de julho

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC) criou um sistema FAQ (Frequently Asked Questions) para esclarecer as principais dúvidas dos interessados em participar do Prêmio Cultura Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez. O Edital, cujas inscrições estarão abertas até o dia 12 de julho e é o primeiro realizado pelo Ministério da Cultura voltado para esse segmento cultural, premiará ações e experiências culturais que têm como objetivo o fortalecimento da cultura Hip Hop em todo o Brasil.

O Prêmio Cultura Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez é uma realização das Secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) e de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura, em parceria com o instituto Empreender e com a Ação Educativa. O concurso distribuirá R$ 1,7 milhão em prêmios contemplando 135 iniciativas de pessoas físicas, instituições e grupos informais nas seguintes categorias: Reconhecimento, Escola de Rua, Correria, Conhecimento (5º elemento) e Conexões.

Além do sistema de perguntas e respostas (FAQ) que auxiliará o processo de inscrição, os interessados poderão conferir no site da SID (www.cultura.gov.br/sid) uma série de matérias sobre as categorias a serem premiadas. Nesta edição, será abordada a categoria Reconhecimento que tem como objetivo premiar as personalidades que impulsionaram a história do movimento Hip Hop no Brasil.

As categorias

Reconhecimento: Os 10 prêmios (dois para cada macrorregião do país) para esta categoria serão destinados às personalidades, ou grupos, que desenvolveram ações importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop. As inscrições, para essa categoria, poderão ser feitas por pessoas que conhecem alguma personalidade importante para o movimento e queira indicá-la para receber a premiação.

O Hip Hop surgiu no Brasil nas décadas de 70/80 reunindo os quatro segmentos centrais da arte: oBreaking (dança de rua), o Graffiti (artes plásticas), o MC (mestre de cerimônias, ou, rapper), e o DJ(Disck Joquei). Mas outras expressões como o Beat Box (músico que faz o som dos instrumentos com a boca) e até os esportes como o skate e, principalmente o basquete de rua, se incorporaram nessa cultura de rua.

O Prêmio Cultura Hip Hop 2010, pretende, com esta categoria reconhecer a importância dos precursores do movimento cultural no Brasil. Algumas pessoas, como o próprio homenageado Preto Ghóez (que será um dos premiados com a categoria Reconhecimento) trabalharam para que o Hip Hop fosse reconhecido como movimento cultural.

Além de Preto Ghóez, que fundou o Movimento Hip Hop Organizado Brasileiro (MHHOB), também se destacaram personalidades como Nelson Triunfo que no início dos anos 70 dançava soul nas ruas de São Paulo, os rappers MV Bill e Gog, as bandas como os Racionais MC’s e os grafiteiros Os Gêmeos ajudaram na projeção nacional do movimento cultural.

O Hip Hop não se limita as periferias das capitais brasileiras. Ele já chegou à zona rural e até nas aldeias indígenas. O grupo musical Brô MC’s da etnia Guarani Kaiowá, de Dourados/MS, gravaram seu primeiro CD, que já foi divulgado na rede de TV musical MTV, depois que os jovens, membros do grupo, participaram de uma oficina de Rap realizada em 2009, na aldeia Jaguapirú Bororó, onde vivem.

(Heli Espíndola-Comunicação/SID)

Nenhum comentário: