segunda-feira, 9 de novembro de 2009

“Várzea, a bolada rolada na beirada do coração”

O futebol de várzea é um dos pilares da cultura periférica e um dos principais responsáveis por promover o lazer, o esporte e a cultura, pois aglutina jovens em torno de atividades nas quebradas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Idealizado pelo rapper Akins o documentário chamado “Várzea, a bolada rolada na beirada do coração” tem como objetivo mostrar a magia que existe nos encontros dos times aos finais de semana.
Há toda uma responsabilidade que envolve a defesa das tradições do lugar em que se vive, muito além do ganhar ou perder um jogo, mais sim de alimentar um sentimento positivo de todas as pessoas que direta ou indiretamente dedicam uma atenção e esforço para manter o time em atividade. Além das iniciativas sociais que surgem a partir da mobilização dos jogadores, diretores e colaboradores (que na maioria das vezes são os comerciantes da região) nas suas próprias comunidades, envolvendo toda a população local em atividades como a distribuição de cestas-básicas, leite, festas comunitárias. E ainda a profusão da difusão cultural e artística produzida na própria região, apresentando música, poesia e teatro, com suas rodas de samba, declamações, encontros de rap e jovens encenando dramas que batem fundo no cotidiano do lugar.
Outro fator notável são os nomes de cada time, cheios de riqueza e de poesia no seu significado, trazendo muitos elementos simbólicos, de entendimento dinâmico e abertos, com características interessantíssimas ao estudo lingüístico, ao pensamento antropológico e educativo, à reflexão sociológica e historiográfica. Nomes como Melapé (Jaçanã), Ratátá (Heliópolis) e Nóstravamos (Zona Sul), entre vários outros, mas que somente na voz de seus fundadores tem o sentimento e o significado mais tocante, podendo ser melhor expresso em sua raiz de quentura.
Em muitos times, seus fundadores já faleceram, mas as origens dos nomes permanecem presentes na memória das comunidades, e aqui se dá a necessidade de seu registro e reflexão.
A entrevista com as mulheres que fazem parte do futebol de várzea tem como objetivo simples porem fundamental, documentar a importância do papel feminino nesse cenário.
Muitas mulheres são ligadas direta ou indiretamente com essa realidade; participam,muitas vezes organizando,incentivando,e até mesmo jogando,treinando os times, porem não se trata somente de uma participação coadjuvante, é exatamente este ponto de vista que pretendemos abordar, é vê-las como a base estrutural do jogo.

Dá uma olhada no Flickr do fotógrafo Cassimano, que também soma no projeto:

Nenhum comentário: