quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MST completa 25 anos - Radioagencia NP entrevista Stedile

Existe um veículo chamado Radioagência NP com um posicionamento muito interessante, que particularmente me agrada muito.
Sempre recebo e-mails com os informativos deles, quem puder acessar www.radioagenciaNP.com.br para ler e conhecer...
Jornalismo Social, textos bacanas, linguagem simples, enfim, como todo texto jornalístico deveria ser: PARA TODOS ENTENDEREM.


Eles fizeram uma entrevista com João Pedro Stedile, líder do MST, o movimento que luta pela reforma agrária está completando 25 anos. Triste é percebermos que pouca coisa progrediu - durante minha viagem pro Pernambuco, passei por várias plantações de cana e presenciei o sofrimento dos cortadores, e vou te falar: é osso. Num local em que as diferenças sociais são ainda mais gritantes e não chove há mais de três meses, o trabalhador rural sofre.

"Em janeiro do ano de 1984 nasceu o que hoje pode ser considerado o maior movimento social do Brasil. Neste mês, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está completando 25 anos de luta pela terra. Hoje o Movimento está presente em 24 estados do Brasil. Este número pode ser representado em mais de 130 mil famílias sem-terra acampadas em todo território brasileiro. O número de famílias assentadas é ainda maior, na sua história o MST já assentou mais de 370 mil famílias.

A luta pela terra não é a única bandeira de luta do Movimento. Nesses 25 anos, o MST construiu mais de duas mil escolas públicas em assentamentos – este número garante acesso à educação de mais de 160 crianças e adolescentes – além disso, o MST ainda conta com mais de 100 cursos de graduação realizados em parceria com universidades por todo o país"....

Acessa lá pra fortalecer a corrente: http://www.radioagencianp.com.br

Nenhum comentário: